Pesquisar este blog

domingo, 5 de julho de 2020

Atividade para o 2º ano - Educação Física



Não ao sedentarismo, sim à saúde
Ubiratan Silva Alves
Quando vamos discutir sedentarismo atualmente, vemos a necessidade de atrelar esta situação à tecnologia. Marx inaugura uma ideia de tecnologia inserida em modalidades complexas (abrangendo processos de produção, de valorização, trocas e circulação), sendo que a criação tecnológica não se resume aos meios de produção, mas se estende, também, aos objetos sociais produzidos, como o DVD, o cd-rom, o disquete gravado, a página impressa. Há, também, o conceito de hipertexto, de ciberespaço, de realidade virtual que são considerados produtos tecnológicos com novos significados na esfera da cultura.
Ao considerar a força tecnológica como sendo contemporânea da revolução industrial, sua gênese está na própria relação de ruptura com o artesanato. A tecnologia é, em si, uma abstração de todas as artes específicas indicando que o tecnológico é uma forma pela qual a espécie organiza e estrutura um conjunto de procedimentos sociais diversificados, vinculados a ações de produção cultural e material. Como decifrou Marx, tecnologia é um saber social objetivado.
Em princípio, a tecnologia é criada com fins de ser um facilitador da sociedade e, ainda, como uma ferramenta para se economizar tempo nas ações. Num mundo em que as informações chegam a nós de maneira instantânea e quase que tudo que temos acesso é dito “ao vivo”, em tese as pessoas deveriam ter mais tempo para cuidar de outras coisas, como por exemplo, de sua saúde. Incoerente com este quadro, na prática, isso não ocorre. Pelo contrário, percebemos que quanto mais tecnologia é criada menos tempo as pessoas têm para se dedicar à manutenção de sua saúde.
Por conta disso, o sedentarismo passa a ser uma grande preocupação de praticamente todas as grandes nações do mundo, pois designa o estilo de vida moderno, em que o ser humano, devido ao grande avanço da tecnologia, precisa de pouco ou de quase nada de esforço físico para conseguir meios necessários para a manutenção de sua vida. Além disso, o sedentarismo está ligado ao mesmo tempo com o consumo e avanços tecnológicos na produção de alimentos, antes inexistentes na história da humanidade, como é o caso dos hipercalóricos (produtos industrializados), que aumentam consideravelmente o sobrepeso das pessoas. Neste mundo em que “tudo é fast”, principalmente em alimentação, devemos nos atentar aos riscos que estas condições podem nos levar.
Neste sentido, o pouco ou nenhum esforço físico atrelado com o consumo contínuo de alimentos hipercalóricos leva a sérios problemas de saúde. Este modo de vida se torna altamente prejudicial à saúde, já que o homem precisa colocar em funcionamento e exercitar todas as suas células, tecidos, órgãos e sistemas, a fim de evitar doenças e  atrofias.
O sedentarismo já tem índices considerados alarmantes. Na verdade, trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna e que, com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço, reduzindo, assim, o consumo energético de seu corpo. Como vemos, este cenário sinaliza quase que como única possibilidade da prática de atividades físicas dos nossos jovens ser feita dentro da escola.
A participação em atividades físicas declina consideravelmente com o crescimento, especialmente do adolescente que ingressa na idade adulta. Alguns estudos identificam alguns fatores de risco para o sedentarismo, como por exemplo, pais inativos fisicamente, escolas sem atividades esportivas, sexo feminino, residir em área urbana, TV e aparelhos eletrônicos no quarto da criança entre outros. Todo este contexto nos leva a crer que a Escola, que tem obrigatoriedade na educação básica constituindo-se como um direito universal, econômico e social reiterado pela Constituição Brasileira e por diversos documentos internacionais.



Atividade para o 2º ano - Educação Física
Responda em seu caderno, baseado no texto:

1º) Cite quais fatores são de risco para o desenvolvimento do sedentarismo.

2º) A tecnologia desenvolve-se com o objetivo de facilitar a vida e economizar tempo. No entanto, as pessoas aparentam está cada vez mais ocupadas, e como menos tempo para cuidar da saúde, explique!  

3º) O que é sedentarismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário