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domingo, 5 de julho de 2020

Atividade para o 3º ano - Educação Física



Liderança e Poder
Prof. Rubens Venditti Júnior* 
Prof. Dr. Pedro José Winterstein** 
Podemos definir liderança como o "processo comportamental de influenciar indivíduos e grupos na direção de metas estabelecidas" (BARROW, 1977). Em termos gerais, um Líder é a pessoa que, em dado tempo e lugar- por suas ações- modifica, orienta, dirige ou controla atitudes, ações e comportamento social de um ou mais adeptos ou seguidores (ANDREOLLA, 1992).
    No âmbito esportivo esta influência pode ser entendida nas tomadas de decisões; como técnicas motivacionais e feedback (informações); nas relações interpessoais e nas posições de direção do grupo ou equipe com confiança, poder de persuasão e convencimento, além de convicção e legitimidade. O líder toma a iniciativa e parece conduzir ou até mesmo guiar o grupo ou equipe. Também sabe sempre para onde o grupo caminha ou objetiva alcançar, fornecendo recursos e estratégias para se alcançar a meta planejada (WEINBERG e GOULD, 2001). Muitas vezes, o líder faz uso de seu sucesso individual para com ele ajudar no alcance ao sucesso da equipe(individual em favor do coletivo/ altruísmo2).
    Para melhor compreender o fenômeno da Liderança no ambiente esportivo, também devemos levar em consideração os motivos de afiliação e poder, existentes na área dos jogos desportivos coletivos, que estão intimamente ligados ao fenômeno da liderança.
    O motivo de afiliação pode ser entendido como necessidade de contato e identificação de um indivíduo com seus iguais (WINTERSTEIN, 2003). Estaria ligado a questões de convívio e relacionamento grupal e coletivo, que permitem aos integrantes de determinado grupo ou equipe, se reconhecerem enquanto tais, satisfazendo a necessidade ou motivo de contato social (afinal, o homem é um ser social).
    MURRAY (1978) define afiliação como "uma preocupação, num ou mais caracteres suscetíveis de estabelecer, manter ou restaurar, em qualquer momento, uma relação afetiva com outra pessoa. Essa relação é descrita de maneira mais adequada, pela palavra amizade." Esta afetividade permite que ocorra a identificação, contato e reconhecimento do grupo ao integrante e vice-versa.
    Isto cria um certo padrão ou identidade no grupo, que caracteriza e define este grupo, instituindo-lhes certa coesão, identificação e reconhecimento como entidade coletiva: é o que chamamos de identidade coletiva ou identidade grupal; na qual os integrantes se reconhecem e depositam seus interesses pessoais, se unindo e relacionando na busca destas metas, transformando-as em ação coletiva e objetivos em conjunto.
    Já as relações de poder também podem ser analisadas no campo dos esportes, através das diversas fontes de poder existentes dentro das relações e do contexto esportivo.
    Podemos definir 'poder' como um motivo ou necessidade de exercer influência, ou de se impor diante de outras pessoas. Daí sua relação com a liderança, uma vez que permite a imposição ou influência de um (ou mais) indivíduo(s) sobre outros, através de relações hierárquicas de superioridade e inferioridade.
    Poder encontra-se também caracterizado como "a capacidade de influenciar ou dirigir o comportamento de outros através de sugestão, sedução, persuasão ou comando, fazendo assim com que outros façam algo sob influência " (WINTERSTEIN, 2003).
    Através da compreensão do motivo de poder, associado às questões de liderança, podemos perceber que a partir do motivo de afiliação e pela formação de grupos sociais, dentre eles as equipes de jogos e esportes coletivos, surgem relações entre os integrantes e influências entre estes- destacando aqui então os motivos de poder e as formas de liderança dentro de equipes esportivas coletivas.
    A influência exercida sobre os integrantes também pode ser compreendida como liderança de determinado(s) elemento(s) no grupo, daí a correlação entre liderança e poder, uma vez que os dois construtos psicológicos são intimamente ligados e relacionados a questões de influências, quer seja por sugestão, sedução (carisma), persuasão verbal e comando, imposição ou ordem direta.
    Para que existam relações de poder, estabelece-se uma hierarquia coletiva, na qual os seguidores acatam e são influenciados pelas decisões, atos e comportamentos de um ou mais líderes instituídos no grupo.
    Heckhausen (1980) afirma que as fontes para estas relações de poder dentro do grupo podem ser de diversos tipos:
·          punição/recompensa;
·          coação/obrigação;
·          poder legítimo ou delegado;
·          poder de exemplo ou modelo reforçador;
·          poder de experto, devido a determinados conhecimentos ou habilidades;
·          poder informativo e tecnológico; e
·          confiança e poder conquistado por relacionamento interpessoal.
    Estudando profundamente os dois motivos- liderança e poder- e, observando estas definições, podemos facilmente identificar as situações características que emanam no ambiente esportivo, uma vez que surgem equipes e grupos de esportes coletivos e estas fontes e relações surgem a partir do convívio e das atividades desenvolvidas pelo grupo:
·          na relação professor-alunos/atletas ou professor-classe(influências por conhecimentos, informações, habilidades do educador, confiança e afinidades);
·          na relação professor-aluno (influência de modelo reforçador, identificação do aluno com algum aspecto comportamental do professor, etc);
·          na relação interpessoal entre alunos (influência de algum colega através de força física, habilidades, carisma, confiança, convívio- são os líderes de determinado sub-grupo na classe);
·          na relação hierárquica institucional (administração, coordenadores, direção, inspetores, o próprio professor);
·          na relação pais-professores (influência por respeito, confiança, conhecimentos e habilidades, ou até mesmo por poder legitimado, no qual o professor é o retentor do poder e controle da classe ou da aula);
·          na relação pais-alunos (afetividade, respeito, confiança, habilidades, experiências vividas); dentre outras.


Inato ou adquirido?

    Uma discussão muito freqüente com relação à liderança, está relacionada ao determinismo inato e hereditário que compõe a formação da personalidade e características inatas de um líder (características de traço de personalidade- "trait theories"/ BANDURA, 1986); em contrapartida aos fatores adquiridos, aprendidos e estimulados que favorecem experiências de liderança.
    Analisando as abordagens, dentro do contexto principalmente na Psicologia Social, percebemos o desenvolvimento e evolução do conceito de liderança, inicialmente consideravam a liderança como única e exclusivamente uma característica inata componente da personalidade de certos indivíduos, considerados líderes natos, até as abordagens que teorizam a liderança como um fator que pode ser estimulado e aprendido pelos indivíduos, tornando-se dinâmica, mutável e influenciável pelo meio.

Atividade para o 3º ano - Educação Física

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